domingo, 21 de agosto de 2011

Mutação Opala

Existem situações na vida que nos fazem mover em determinadas direcções influenciando o percurso que vínhamos a adoptar. Tais situações também ocorrem obviamente na ornitologia nomeadamente na canaricultura. Como aficionado nisto dos canários busco diariamente o máximo de informação possível sobre este maravilhoso hobbie. Numa das vezes deparei-me com uma foto na internet de uma ave com uma coloração e desenho diferentes que me chamaram à atenção, despertando curiosidade quanto à mesma. A ave trata-se de um Negro Opala Vermelho Marfim Nevado (representada na foto). 
Esta ave tem uma beleza invulgar que me fez mover numa outra direcção na ornitologia, impulsionando-me na obtenção de exemplares com a mutação opala tanto em marfim como somente nos intensos e nevados. Já é frequente e normal, verificamos a existência de exemplares da linha negra com a mutação opala, mas esses exemplares são os mosaicos, verificando-se um vazio dos espécimes intenso e nevados no panorama da ornitologia nacional. Aliada à curiosidade, gostar da mutação e ao facto de adorar um bom desafio, iniciei há três anos a implementação da mutação nos meus Negros Vermelhos Clássicos (Bronzes), criando portadores da referida mutação iniciando uma árdua luta onde obtive decepções iniciais, especialmente no segundo ano, mas dado ao empenho começam a dar agora os seus frutos. Consciente que começo do zero na formação de um plantel sustentável na referida mutação, sei que ainda existe muito trabalho pela frente, mas um desafio é assim mesmo. Seria mais fácil obter um punhado de exemplares a um ou dois criadores internacionais de Negros Opalas Vermelhos Intensos e Nevados e começar a misturar, colocar anilha e pronto são meus, e o gozo, prazer e dedicação à causa, onde ficava. Não escondo que adquiri dois exemplares da linha Negra Opala Marfim no Mundial de Matosinhos, é com esses que também tenho vindo a trabalhar mas somente a linha marfim, implementando o sangue destes nos meus bronzes, mas não dá a mesma satisfação e orgulho que tenho ao olhar para os jovens Negros Opalas Vermelhos Made in Portugal, mais concretamente no meu canaril.  

Negro Opala Vermelho Nevado
 Negro Opala Vermelho Marfim Intenso
Negro Opala Vermelho Marfim Nevado



Sem comentários: