terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Campeonato Nacional de Ornitologia 2010

É com muita relutância que inicio a colocação desta mensagem.
Todo este sentimento de hesitação deve-se ao facto do Campeonato Nacional de Ornitologia 2010, na minha opinião, estar recheado de acontecimentos tanto positivos bem como negativos. É neste Campeonato, a última prova em que participei este ano e que vi o meu trabalho com as aves ser reconhecido, obtendo uma medalha de prata em Negros Vermelhos Intensivos na classe individual, classe para a qual enviei 5 aves que se classificaram da seguinte forma: 2 aves a 88pts; 2 aves a 90pts e finalmente 1 ave a 92pts. Enviei ainda uma equipa de Negros Vermelhos Intensivos com 358pts e um Negro Vermelho Nevado com 87pts. É também neste Campeonato que verifiquei a existência de excelentes exemplares a concurso das mais variadas classes e dos mais variados criadores, excelentes instalações a nível de área de concurso, iluminação, acessos e parqueamento.
Bem sei que criticar e apontar defeitos é fácil e que por vezes as coisas não correm como planeado, mas este Campeonato também fica marcado por alguns pormenores negativos inerentes à organização de um evento desta envergadura. Apesar da boa vontade dos elementos constituintes da organização do evento, foi notório o défice de planeamento e ligeira desorganização. Os Stands de  vendas arrumados de forma apertada sem espaço de manobra para quem vende bem como para quem compra, foi um reparo. A alimentação dos canários (minha área) era rica em sementes que todos nós evitamos dar aos nossos canários nas nossas casas. A moldura com o diploma é algo que deixa a desejar, não pelo objecto em si, mas pelo conteúdo. Meus amigos, que me interessa a mim o facto de ter atingido a 206ª posição na geral. A um criador com duas ou três linhas de aves, interessa registar o que de bom obteve dessas mesmas linhas.
A entrega das aves foi morosa, para alguns criadores e atendendo às distâncias, deviam ter sido ressarcidos das aves em primeiro lugar. A impressão das listagens devia ter sido prévia ao horário da entrega já que só havia um mecanismo para tal.
Não é minha intenção com a critica aqui colocada desprezar e denegrir  as intenções de quem organizou este evento, tenho a certeza de que não pretendiam que tal acontecesse, tal critica é construtiva por forma a melhorar futuros eventos.
Deixo fotos da ave premiada e do espaço que nos acolheu.



4 comentários:

Gonçalo Ferreira - Mundo dos Canários disse...

Olá Sérgio.

Parabens pelos resultados alcançados.

Gonçalo

Carlos Ramos disse...

Olá Amigo

Em primeiro lugar aqui ficam os meus oparabens escritos, esse segundo lugar é um grande prémio, até pela raridade de ser um marfim a consegui-lo. Quanto á organização, não estive na entrega como sabes, mas pelas opiniões que li nos foruns, aquilo foi calamitoso, a lembrar o não saudoso CN em Leiria. Acho também que os prémios devem ter o minimo de dignidade e reflectirem a importancia do evento, este não teve, mas também não é caso virgem. O catálogo sem as classificações é outra falha grave a apontar. Organizar um CN não é brincadeira e há que ter todo o cuidado para não deixar a imagem que este deixou.

Abraço

José Santos disse...

Parabéns pelos resultados obtidos. Relativamente à organização do evento não me vou pronunciar porque não participei, mas deixe-me que lhe diga que concordo consigo no que concerne à classificação geral. É uma aberração! Um criador que crie vinte raças tem mais possibilidades que outro que crie com uma só e este pode ter resultados muito superiores e ser um criador de melhor nível.

Cumprimentos,

José Santos

Eduardo_canarios disse...

Olá boa noite;
Parabens pelos resultados.
De facto é de lamentar o que se passou desde o acolhimento das aves até à entrega das mesmas, passando pelo "diploma" que ofereceram..enfim nem vale a pena dizer mais nada...agora é esquecer o sucedido e levantar a cabeça...a unica coisa boa que ficou foi os 3 primeiros lugares que obtive...

Cumprimentos

Eduardo Garcia