terça-feira, 20 de abril de 2010

Germinador Implacável

Implacável será exagerado, mas é sonante daí ter utilizado este termo, mas económico é sem dúvida alguma. Nos tempos que correm e tendo em conta as dificuldades existentes para aqueles que iniciam a actividade ornitológica, e de forma a ajudar quem inicia, este germinador de sementes, mais simples e barato não podia ser. Obviamente os produtos no mercado têm outra apresentação e funcionalidade, mas o exemplo simples que aqui deixo é prático e sem custo algum.

Não passa de uma garrafa de plástico de 1,5L de agua cortada a meio e em que a base é utilizada para humedecer/inchar as sementes por 12 horas e receber águas residuais. A parte superior com a rolha de plástico é utilizada como germinador, sendo a referida rolha perfurada para escoar a água que irá ser colocada várias vezes ao dia dependendo da disponibilidade de cada um.

Uma das partes da garrafa cortada ao meio.

A forma utilizada para perfurar a rolha de plástico. É utilizado um parafuso, pois permite uma fácil perfuração e controlo do diâmetro do orifício.

A base depois de ter servido para demolhar as sementes, serve para receber as águas das várias passagens, servindo em simultâneo para observar a limpeza da água e do germinado.

Aspecto do germinado com dois dias, como se constata é um germinar normalíssimo. Como se vê, é uma forma prática sem gastar dinheiro que não o do germinado e da água.



3 comentários:

José Martins disse...

Boas!
experimente com um garrafão de 5 litros quadrado e em lugar de fazer os furos na tampa usa vários e perfura o fundo.
é esse o método que uso.

José Martins
Canaril Mafra
BZ 02

Canaril Curico disse...

Boa idéia, muito interessante.
As sementes que ficam na parte de baixo germinam da mesma maneira?

Canaril Curico disse...

Boa idéia, muito interessante.